quarta-feira, 25 de maio de 2011

Aniversário 32 anos IMEBB Juazeirinho

Amada mãe!

Só posso agradecer-lhe
Pela vida que me deu
Seu carinho, bondade e zelo
Norteiam os atos meus.

A dedicação, dia após dia

A sabedoria e o sorriso
Aplacando a minha dor
Foram gestos supremos
De mostrar o seu amor.

Nessa longa caminhada,

lado a lado sem parar
É você doce heroína
Que eu quero homenagear.

Esses olhos tão bondosos

Escondendo a dor sofrida
É parte dos dias meus
É o incentivo pra vida.

E você, doce heroína,

Com astúcia e ternura
Adubando os sonhos meus
Fez da vida o caminho
E para ela me fortaleceu.

E por mais que precisasse

De um ombro pra chorar,
Nunca me negou o seu
Quando me punha a clamar.

Você é a paz serena

Que gorjeia ao meu redor
Dando-me a segurança
Que preciso pra chegar.

É o meu firme alicerce

Mulher de fibra e valor
É o pedaço de chão
que me apoio sem temor.

Quero dizer ao mundo

Que hoje, sou por você
Sua raça, brio e valor
Ensinaram-me a viver.

Obrigada doce heroína

Por tudo que por mim fez
E que um dia eu possa ser
Um pouquinho de você!
Pais e filhos: Amigos selados



" Tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa,
e andando pelo caminho, e ao deitar-te e ao levantar-te." Dt 6.7

" Ensina a criança no caminho em que deve andar,
e ainda quando for velho não se desviará dele." Pv 22.6

O cenário hoje não é nada bom, vemos o diabo divulgando os seus ensinamentos através dos meios de comunicação; com uma atenção toda especial dedicada às crianças, preparando-as para servi-lo e tem sido vitorioso. É só olharmos quantos jovens envolvidos com as drogas , marginalidade, prostituição, homossexualismo, etc.(2º Tm3.1-7)

E os pais Servos, devem preocupar-se com esta situação?
A resposta vem do próprio Senhor , veja os texto citados inicialmente
(Dt 6.6-8; Pv 22.6) retratam mandamentos que deve ser cumpridos por aqueles que querem ver os filhos crescerem na presença do Senhor e cheios do Espírito Santo.
Diz-nos um provérbio: "Tal pai, tais filhos"
É impossível criar filhos aos pés de Cristo, se os pais não estiverem nesta condição, o evangelho é para ser vivido na prática, nunca na teoria.
Pais, é indispensável serem cheios do Espírito Santo para tornarem-se participantes das muitas promessas de vitórias na educação e criação dos filhos.
Seguem-se algumas recomendações:

1) Amar a Deus - Marcos 12.30
O maior mandamento dado por Deus é o amor, quando se ama ao Senhor,
morre-se para o mundo e suas ilusões e a vida torna-se uma com o Pai,
possui-se a mente de Cristo e o revestimento do Santo Espírito. O nosso
prazer resume-se em apenas um: Fazer a vontade do Eterno.
Este ensinamento deve fazer parte da vida da criança. (Pv 22.6)

2) Ensinando o Caminho - Deuteronômio 6.5-9
Para os judeus a Lei do Senhor era de suma importância, tinham zelo, um amor
muito grande e a ensinavam de pai para filhos, geração após geração.
A ação dos pais atualmente deve ser a mesma: dar importância à Palavra, amá-la e ser zeloso a transmissão dos ensinamentos.
É impossível que haja sucesso, se esta missão for deixada apenas nas mãos dos mestres, professores e pastores da igreja.
"Seja responsável pela educação e apresentação da suas crianças diante do altar."

3) O dia-a-dia - 1Rs 9.4
Alguns aspectos da vida das crianças devem ser observados pelos pais, isto requer tempo e comunhão e não pode ser realizado com sucesso por terceiros, faça você mesmo.
Esteja atento:

Melhor Amigo:

No decorrer dos dias, amigos e colegas hão de surgir na vida das crianças.
Aconselho-te, seja sempre o melhor amigo, o mais presente, o mais confiável,
desenvolva laços profundos de amizade e respeito com elas.
Veja a relação entre Abraão e Isaque, como exemplo. ( Gênesis 22.1-19)

Conhecendo os amigos:

O controle sobre a vida da criança deve ser amplo e inclui uma particularidade,
conhecer amigos e colegas. É indispensável saber com quem anda seu filho,
os lugares onde freqüenta .
Faça uma análise e quando sentir necessário deve proibi-lo.

Lembre-se: As crianças estão em formação e são altamente influenciadas.

PARA A IGREJA

 SE PREPARANDO PARA O NOIVO

ESTUDO

      "noivo! Saí-lhe ao encontro! ”.Mateus 25:6.

      LEITURA AUXILIAR: Mateus 25:1-13; Parábolas de Jesus, 405-421.


APRESENTANDO A LIÇÃO:

      Mostrar uma lâmpada e perguntar: O que é isso? Para que serve? Mostrar a lamparina e perguntar: Sabem o que é isto? Isto é uma lamparina.

      Na época de Jesus, não havia luz elétrica nas casas e nas ruas. Quando anoitecia as pessoas usavam lamparinas e tochas para conseguirem enxergar alguma coisa.

      Certa vez Jesus estava no Monte das Oliveiras com seus discípulos e viu uma casa toda iluminada com tochas e lamparinas para a festa de um casamento.

      Ele então contou uma história sobre um casamento.

      Na região onde Jesus morava os casamentos eram um pouco diferentes dos casamentos que costumamos assistir hoje. O noivo ia ao encontro da noiva, na casa dos pais dela.

      De lá, acompanhados dos amigos e parentes, iluminados pelas tochas e ao som de uma música bem alegre, eles iam para a casa onde os dois morariam. Lá os noivos ofereciam uma festa aos convidados. Nem todos os convidados vinham junto com o noivo. Alguns ficavam no caminho, esperando pelo cortejo. De lá todos iam para a festa.

      Nessa parábola, DEZ MOÇAS SE PREPARARAM para esperar o CORTEJO DOS NOIVOS e ir com eles para a festa.

      Dessas dez moças, cinco eram ajuizadas e cinco não tinham juízo. Elas estavam muito animadas por participarem do casamento e não viam a hora de começar a festa. Como era noite e não havia iluminação nas ruas, cada uma das dez moças levou uma lamparina (mostrar a lamparina). Só que as moças ajuizadas pensaram: “Se o noivo demorar muito pode ser que acabe o óleo da lamparina e ficaremos no escuro. É melhor levar um pouco mais”. Então elas encheram uma vasilha com óleo, como prevenção.

      As moças sem juízo devem ter pensado: “Eu tenho óleo suficiente. Duvido que o noivo demore tanto. Além disso, encher a vasilha é trabalhoso e muito demorado. É melhor ir embora logo”. E não levaram óleo de reserva.

      Logo elas estavam no caminho à espera do cortejo. Imagino que elas tenham chegado muito animadas, conversando sem parar sobre como seria a festa. Só que o tempo foi passando, passando e nada do cortejo chegar. Elas esperaram e esperaram. Andar de um lado para o outro, como quem está esperando. Depois de algum tempo começaram a sentir sono e bocejar.

      Já era tarde da noite e nada dos noivos chegarem. Elas começaram a se encostar umas nas outras e nas paredes e muros à sua volta e, depois de algum tempo, todas adormeceram.
Mas sabem crianças, à meia-noite ouviu-se um grito (falar bem alto): “Aí vem o noivo, saí ao seu encontro!” As dez moças acordaram de uma vez e levantaram-se. Já dava até para ver o cortejo se aproximando. Elas começaram a arrumar suas lamparinas rapidamente.

      As moças ajuizadas pegaram o óleo das suas vasilhas e colocaram-no dentro das lamparinas, com pressa para irem logo. As moças sem juízo perceberam que suas lamparinas estavam se apagando e ficaram muito nervosas porque não tinham azeite de reserva. Elas então pediram para as moças ajuizadas darem do azeite delas. Mas todo o azeite de reserva já fora usado. Não havia sobrado nada para dar para as outras.

      As moças ajuizadas ainda aconselharam as sem juízo a irem comprar azeite e depois voltarem para encontrar o noivo. As moças tolas foram correndo tentar achar um lugar, àquela hora da noite, onde pudessem comprar azeite. Enquanto elas saíram, os noivos e seu cortejo chegaram e as moças prevenidas foram com eles para a festa.

      Mais tarde, quando todos já estavam dentro da casa, festejando, as outras cinco chegaram.

      Elas começaram a bater palmas e gritar: “Por favor, abram a porta! Queremos participar da festa também”. O noivo estranhou que algum convidado chegasse àquela hora para a festa pois ele dera tempo suficiente para que todos viessem. Chegar tão tarde era um desrespeito e o noivo achou que, com certeza aquelas moças não eram suas amigas, mas pessoas desconhecidas, querendo aproveitar-se da festa. E estava tão escuro que ele não podia enxergá-las. Ele então lhes disse: “Não conheço vocês”. E fechou a porta. As tristes moças sem juízo ficaram para fora da festa, na escuridão da rua. Esse foi o resultado de serem tão descuidadas.

      Algumas pessoas são tão descuidadas quanto aquelas moças sem juízo. Nessa história Jesus deixou claro que, quem não se preparar agora, não poderá participar da festa no Céu, quando Ele voltar.

APLICANDO:

      Mostrar duas lamparinas. Explicar como são feitas. Dizer: Na lamparina podemos entender alguma coisa sobre nossa vida. A lamparina, que produz a luz através da chama, é a Palavra de Deus, a Bíblia. Mostrar a Bíblia. Está escrito que “lâmpada para meus pés é a Tua Palavra e luz para meus caminhos”. Mas a luz da lamparina apaga-se rapidamente se não houver óleo dentro. O óleo representa o Espírito Santo de Deus. As pessoas que estão esperando Jesus voltar são como aquelas dez moças. Mostrar as dez figuras. Vejam que todas as moças têm lamparinas. Assim, todos os que esperam Jesus têm a Bíblia, que é a lamparina, e conhecem seus ensinos. Cinco moças foram prevenidas, cinco não. Algumas pessoas que esperam Jesus estão preparando o coração para o encontro com Jesus, outras não. Como isso acontece? Como o óleo da parábola deve ser guardado na vasilha, de reserva, o Espírito Santo deve ser “armazenado” também. Isso pode acontecer de várias maneiras. Sabem aquela voz que nos repreende toda vez que fazemos algo errado? É o Espírito Santo tentando nos ajudar a vencer o pecado. Quando estudamos a Bíblia e entendemos suas palavras é porque o Espírito Santo nos ajudou. Quando oramos a Deus pedindo perdão e ajuda para obedecer, o Espírito Santo vem nos consolar e fortalecer. As crianças e adultos que atendem aos conselhos dEle, conseguem entender melhor a vontade de Deus e vão enchendo suas lâmpadas.

ATITUDES DEIXAM A LAMPARINA ACESSA:

1.Ler a Bíblia todos os dias, com oração
2.Pedir a ajuda de Deus para lhe obedecer
3.Ao ouvir a voz do Espírito Santo dizendo que você não foi bondoso com os vizinhos e você vai logo pedir perdão.
4.Dizer “não” quando seus amigos chamarem para conversar fora da igreja, durante o culto.
5.Prestar atenção no culto.
6.Falar da volta de Jesus para seus colegas.

ATITUDES QUE DEIXAM A LAMPARINA APAGADA:

1.Não orar
2.Ler rapidamente a Bíblia, de vez em quando, sem prestar muita atenção
3.Ouvir a voz do Espírito Santo dizer que você mentiu para sua mãe e não confessar para ela.
4.Estudar a lição, mas deixar para obedecer só quando crescer.
5.Conversar durante todo o culto.
6.Mentir.

Avivamento!?

   As Características do Verdadeiro Avivamento        

 Ageu 1.7-15
Int.- O Livro de Ageu é um dos menores livros da Bíblia com apenas dois capítulos. O profeta Ageu profetizou a Nação de Judá após o cativeiro.
      Ageu foi um profeta para os remanescentes de Judá, que haviam passado setenta anos no cativeiro, e que agora voltavam a sua terra.
      Tudo estava destruído, e teriam que reconstruir tudo novamente; o templo, suas casas e os muros de Jerusalém. Entretanto, a construção foi paralisada porque o povo estava sendo oprimido e haviam perdido o ânimo.
- O povo estava desacreditado.
- A fé estava esmorecida.
- Não havia coragem e força para fazerem a obra.
      Então Deus levantou o profeta Ageu para profetizar um avivamento, um renovo, uma mensagem de ânimo para o povo; incitarem o povo a retomar a tarefa.
V.7- Aplicai o vosso coração aos vossos caminhos.
V.8- Subi o monte, e trazei madeira, e edificai a casa; e dela me agradarei e eu serei glorificado, diz o Senhor.
V.14- E o Senhor levantou o espírito de Zorobabel, filho de Sealtiel, príncipe de Judá, e o espírito de Josué, filho de Jozadaque, sumo sacerdote, e o espírito do resto de todo o povo, e vieram e trabalharam na Casa do Senhor dos Exércitos, seu Deus.
- O primeiro item que Ageu e o povo fizeram na reconstrução, foi o templo (A Casa de Deus).
Mt. 6.33- Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas.
 
 
I- A Necessidade de um Avivamento nos Dias de Hoje.
      Nos dias de hoje, há muitos cristãos que estão cansados espiritualmente, estão sentindo um desgaste espiritual, caíram na rotina da vida cristã, o materialismo, o secularismo, o esquecimento das bênçãos de Deus, a descrença, o esfriamento do amor, o orgulho, o sectarismo e muito mais, tem afetado muitos cristãos. ´
      É preciso que aconteça um despertamento espiritual, um avivamento em nossos corações.
   2
Ef. 5.14- Pelo que diz: Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá.
- A maior necessidade de nossos dias hoje é de um Avivamento do Alto.
      Creio que todos concordam da urgente necessidade de um avivamento na Igreja de Deus na época atual. Não somente em nossa Igreja, mas em todas as igrejas, de todas as denominações, não só no Brasil, mas no mundo.
- Nos dias de hoje tem muitos crentes se desligando das coisas de Deus.
- As coisas espirituais para esses crentes não são mais prioridades.
- Os cultos da igreja não tem mais sabor para esses crentes.
- Orar e ler Bíblia para esses crentes são coisas de quem não tem o que fazer.
- O prazer pessoal, o materialismo e os embaraços da vida estão em primeiro lugar para esses crentes.
- Que Deus nos acorde e nos desperte para as coisas espirituais.
Hb. 3.2- Aviva, ó Senhor, a tua obra no meio dos anos.
      Hoje muitas vezes ficamos lendo livros dos avivamentos que aconteceram na história da igreja, e nos tornamos saudosistas desses tempos, quando o Espírito Santo de Deus, desceu de uma maneira poderosa sobre a Igreja.
      É desejo expresso de Deus mandar um avivamento sobre a Sua Igreja. Mas Ele quer que nós o busquemos.
Ef. 5.18- E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito.
II- O que é Avivamento?
      No Antigo Testamento: Soprar, dar alento, fazer viver.
      No Novo Testamento: Reviver, reavivar, renovar.
      Assim sendo Avivamento é um sopro, o mover do Espírito Santo sobre um indivíduo, uma Igreja ou um País inteiro.
A) Algumas Características do Verdadeiro Avivamento.
1- O Avivamento vem de Deus.
V.14- E o Senhor levantou o espírito de Zorobabel.
- Vem do alto, do Espírito Santo de Deus.
- Se Deus não avivar, ninguém pode avivar.
 
2- O Avivamento é para todos.
V.14- E o resto de todo o povo.
       Isso quer dizer que o avivamento é para adultos, jovens, adolescentes e crianças.
      Não é privilégio de alguns, mas para todos que o buscam.
3- O Avivamento é para o trabalho.
V.14- E trabalharam na Casa do Senhor dos Exércitos, seu Deus.
- O avivamento nos desperta para fazermos alguma coisa para Deus.
- O avivamento nos dá desejo para trabalharmos para Deus.
      Deus não aviva ninguém para ficar de braços cruzados, apenas assentado como mero assistente ou observador.
- O avivamento não é para produzir status espiritual.
- Ou apenas mexer com as emoções.
At.1.8- Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra.
III- As Características de um Crente Avivado:
1- Sua comunhão com Deus é prioridade em sua vida.
2- Um crente avivado passa a ter mais responsabilidade e consequentemente compromisso com Deus e com a Igreja.
3- Um crente avivado não quer perder por nada os cultos da igreja.
4- Um crente avivado é voluntário para qualquer trabalho na igreja.
5- Um crente avivado quer passar a todos a mensagem do Evangelho.
6- Um crente avivado é um sal na terra e luz no mundo.
      Tenho muito receio do avivamento que se prega por aí: Que está fazendo a Igreja crescer no número de membros, mas não tem mudado o coração.
Is.60.1- Levanta-te, resplandece, porque já vem a tua luz, e a glória do Senhor vai nascendo sobre ti.
Rm.13.11,12- E isto digo, conhecendo o tempo, que é já hora de despertarmos do sono; porque a nossa salvação está, agora, mais perto de nós do que quando aceitamos a fé.
      A noite é passada, e o dia é chegado. Rejeitemos, pois, as obras das trevas e vistamo-nos das armas da luz.
- Avivamento é volta para Deus
- Avivamento é mudança de vida.
- Avivamento é o sopro do Espírito.

- Avivamento sempre nos desperta para a evangelização.
- Avivamento sempre deságua em missões.
- Os avivamento da história sempre foram assim.
- Com o avivamento a Igreja cresce.
- Precisamos preparar o coração para o avivamento.
Os.10.12- Semeai para vós em justiça, ceifai segundo a misericórdia; lavrai o campo de lavoura; porque é tempo de buscar o Senhor, até que venha, e chova a justiça sobre vós.
- O avivamento nasce e se sustenta com oração.
- Todos os avivamentos da história nasceram em reuniões de oração.
- A oração ocupava lugar de destaque na vida terrena de Jesus.
Mc.1.35- E, levantando-se de manhã muito cedo, estando ainda escuro, saiu, e foi para um lugar deserto, e ali orava.
- A oração promove crescimento espiritual.
- A oração traz poder ao nosso trabalho.
- A oração traz bênçãos à Igreja.
- A oração traz avivamento para a Igreja.

                                                                              
                                                                 
                                                                  
Pr. Silvano Doblinski
                                                                   Presidente da Igreja Assembléia de Deus
                                                                   do Jabaquara em São Paulo

Pensando Bem!


Versículos bíblicos que não existem... mas que são usados em pregações
1)“Onde está seu coração, ali está o seu tesouro.”
Este “versículo” é tão usado pelos presbíteros, e citado pelos cristãos em geral, que é difícil encontrar alguém que identifique sua falsidade. De forma que podemos considerá-lo até como um “aspirante a versículo”. Na verdade, a maioria dos evangélicos acredita que, tão certo quanto o fato de Deus ser composto por três Pessoas, estas palavras são da própria Bíblia. A confecção deste texto inverídico deve ter sido feita após uma leitura desatenta do Sermão da Montanha, especificamente na parte em que o Mestre prega sobre o ajuntamento ilícito de riquezas na terra. Repare a diferença entre o trecho original e o texto distorcido pelos homens:

“Porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração.”
(Mt 6.21)

Os descuidados invertem o dito do Senhor Jesus: colocam “coração” onde está escrito “tesouro” e põe “tesouro” onde está escrito “coração”. Isso para que dê a aparência de que Cristo ensinava que não importa a quantidade de bens materiais que a pessoa possua: bastaria ela colocar o coração em Deus que estaria tudo resolvido.
O que Jesus disse, realmente, é que nós podemos saber onde está o coração de uma pessoa observando onde ela ajunta suas riquezas: no céu ou na terra.
Vale lembrar que isso não condena o enriquecimento material, defendido como uma bênção divina em toda a Bíblia (Ec 5.19; 1Tm 6.17). O Messias estava apenas usando um recurso semítico de linguagem, comum na Bíblia, onde o lado natural era enfraquecido para enfatizar o lado espiritual. Por exemplo:
a) "Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela que subsiste para a vida eterna..." (Jo 6.27)
Será que Jesus estava condenando o hábito de trabalhar pelo sustento material, ou Ele queria apenas dar importância ao ato de buscar as coisas de Deus? Outro exemplo do recurso semítico usado por Jesus é encontrado no Antigo Testamento, onde José diz:
b) "...não fostes vós que me enviastes para cá, e, sim, Deus…" (Gn 45.8)
Assim, poderíamos concluir que os irmãos de José não o mandaram para Egito. Mas, quatro versículos antes, ele havia dito: "Eu sou José, vosso irmão, a quem vendestes para o Egito." (vs. 4)
Pregando sobre a forma de amar aos semelhantes, o apóstolo João declara:
c) "Filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas de fato e de verdade." (1Jo 3.18)
Fica claro que João não desejava proibir o uso de palavras no exercício do amor, mas somente afirmar que o amor não pode se limitar ao uso delas. De qualquer forma, não devemos e não podemos criar textos bíblicos para defender o ajuntamento de riquezas terrenas, pois a própria se encarrega de fazer tal defesa em inúmeras outras porções.
2. “A fé vem pelo ouvir, e ouvir a Palavra de Deus.”
Igual ao versículo anterior, esta frase é corriqueiramente declarada aqui e ali, sempre que o assunto tocado é fé. Ele é tão engenhosamente elaborado que muitos homens e mulheres de Deus o “soltam” de vez em quando, crendo piamente de que estão proferindo a Palavra de Deus. Na verdade, o que a Bíblia ensina é:
“De sorte que a fé vem pelo ouvir, e o ouvir pela Palavra de Deus.”
(Rm 10.17) [ARC]
O apóstolo dos gentios está afirmando que o “ouvir” é produzido pela Palavra de Deus, e que é por esse “ouvir” que vêm a fé. É bem diferente do que os descuidados fazem a Bíblia parecer ensinar, pois, conforme a “pérola” pseudo-escriturística que eles criaram, é o ouvir do homem que gera a fé. Para entender melhor a diferença entre as versões de Rm 10.17, veja o que diz a Revista e Atualizada:
“E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo.”
A palavra “ouvir”, empregada em várias traduções, tem o sentido de “entender”, “compreender” a mensagem do evangelho, por meio da pregação expositiva, e não ao mero ato de escutar.
3. “Os anjos queriam pregar o Evangelho, mas Deus reservou esta tarefa aos homens.”
É difícil entender de onde se originou esta tese teológica. Ela é tão espalhada pelas igrejas que se tornou quase um “adendo” popular à Bíblia, um versículo extraído da cartola mágica cada vez que se fala sobre a necessidade de levar as boas-novas aos perdidos. Apesar da raiz desta árvore infrutuosa não ser de tão fácil identificação, podemos sugerir que ela se encontra nas palavras de Pedro, o apóstolo dos judeus:
“A eles foi revelado que, não para si mesmos, mas para vós outros, ministravam as coisas que, agora, vos foram anunciadas por aqueles que, pelo Espírito Santo enviado do céu, vos pregaram o evangelho, coisas essas que anjos anelam perscrutar.” (1Pe 1.12)
Talvez alguém que não conhece o sentido do termo “perscrutar” tenha lido o texto e daí tirado uma falsa conclusão, imaginando que o pescador de homens teria escrito que as “coisas” que os anjos anelam perscrutar é a atividade da pregação, e que perscrutar significa “fazer”. Embora seja essencial conhecer o sentido dos termos usados na Bíblia, o indivíduo que fez o versículo “abíblico”, que estamos desmascarando, vir à luz, não precisava recorrer ao dicionário para interpretar adequadamente o escrito de Pedro.
Veja o que diz a Revista e Corrigida:
“..para as quais coisas os anjos desejam bem atentar.”
A tradução dos monges de Maredsous reza:
“Revelações estas, que os próprios anjos desejam contemplar.”

O que os seres celestiais desejam receber são as revelações proféticas de Deus, e não o encargo de levar o evangelho aos pecadores.